fbpx

Concursos de prefeitura: como funcionam e o que estudar

Os concursos em nível estadual e federal costumam ser muito populares pelo seu alcance e salários altos. Mas poucos se atentam para os concursos de prefeitura, que podem ser uma ótima oportunidade!

Você sabia, por exemplo, que o Brasil tem 5.570 municípios? Por isso, nesse post, vamos falar o que estudar para concursos de prefeitura.

Levando em consideração que cada município tem uma prefeitura, as oportunidades crescem quando você começa a considerar fazer um concurso para a prefeitura da sua cidade ou de uma cidade vizinha.

Ainda que cada seleção tenha a sua particularidade e que as matérias não sejam as mesmas, aproveitamos para tirar algumas dúvidas com o professor Daniel Lustosa, do curso Alfacon.

Cargos em concursos de prefeituras

Quer saber se tem algum concurso aberto perto de você? Confira na Folha Dirigida!

Quais cargos normalmente têm concurso nas prefeituras?

Segundo Daniel Lustosa, há prefeituras que têm cargos muito específicos. Por isso, não existe uma regra até mesmo para requisitos.

No entanto, a grande maioria costuma ter oportunidades para as seguintes escolaridades:

→ Fundamental: agente de limpeza urbana, ajudante geral, almoxarife, auxiliar de serviços gerais, borracheiro, copeira, coveiro, encanador, mecânico, merendeira, mestre de obras, motorista, operador de máquinas, pedreiro, pintor, telefonista e vigia.

→ Médio e técnico: agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, assistente educacional, auxiliar de farmácia, desenhista, eletricista, fiscal de obra, fiscal de renda, fiscal sanitário, guarda civil metropolitana, inspetor de alunos, motorista, recepcionista, secretário escolar, técnico agrícola, técnico de enfermagem, técnico de informática, técnico em radiologia, técnico de saúde bucal e técnico em segurança do trabalho.

→ Superior: advogado, analista de tecnologia da informação – T.I, arquiteto, assistente social, contador, controlador interno, dentista, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico, fiscal de tributos, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, médico veterinário, nutricionista, pedagogo, procurador, professor, psicólogo e tesoureiro.

Existem matérias específicas para as provas de cada cargo?

Sim, existem matérias específicas de acordo com cada cargo, que costumam aparecer nas oportunidades que exigem ensino superior.

Por exemplo, matérias de Enfermagem para enfermeiro, de Medicina para médico, de Contabilidade para contador, etc.

O que estudar para concursos de prefeitura?

Como falamos acima, o que estudar para concursos de prefeitura pode variar. As matérias variam de cada cargo e das prefeituras. Entretanto, algumas matérias são mais comuns e podem cair com mais frequência.

Por exemplo, Português e Matemática podem aparecer para todos os níveis. Para ensino médio e superior completos, também costumam ser cobradas Informática e RLM. Outra constante pode ser Conhecimentos Gerais.

As matérias costumam variar muito de uma prefeitura para outra?

Matérias especificas ou legislações municipais variam de uma prefeitura para outra. “Temos um Brasil muito grande e muitos municípios, cada um com suas especificidades”, ressalta o professor.

É possível estudar para o concurso de mais de uma prefeitura ao mesmo tempo?

Para quem almeja prestar concurso para mais de um lugar, o professor do Alfacon indica focar nas matérias comuns e se garantir nelas.

Conforme forem sendo liberados os editais e datas, estudar as disciplinas mais específicas e se manter fazendo as provas.

É possível estudar sozinho nos concursos de prefeitura?

Com disciplina na preparação, o professor acredita que seja possível estudar sozinho sim, mas um curso online também pode ser de grande apoio.

Para qualquer uma das opções é necessário criar uma rotina, ter foco e determinação, combinado?

Quais são as principais sugestões de técnicas de estudo?

Daniel Lustosa sintetiza sua principal sugestão em duas palavras: planejamento e execução.

Além disso, o professor recomenda:

  • Cria uma rotina
  • Saber o que quer e correr atrás
  • Ter um bom material
  • Ter um plano de estudos
  • Estudar antes do edital abrir
  • Não desistir nas primeiras dificuldades

Sobretudo, acreditar em você e fazer as coisas acontecerem. Ficar muito bom nas matérias mais comuns e refinar seus estudos com as específicas, após a publicação do edital, também é outra recomendação.

“Conhecer a banca do seu concurso também vai ajudar muito. Fazer questões de concursos anteriores, principalmente da banca da sua prova, vai lhe deixar cada vez melhor para chegar nos seus objetivos”, pontua o professor.

Você já pensou em fazer concursos para prefeituras? Na Folha Dirigida são divulgadas diariamente diversas vagas para o país inteiro!

materiais

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Estou buscando uma Nova oportunidade d em viajar numa vova aria de concourse pr mim esta o portunidade e muito impotante

  2. Folha Dirigida disse:

    Olá, Josebel. Obrigado pelo alerta. Vamos manter o post sempre atualizado para caso apareça mais alguma carreira que esteja em falta. Abraços, Blog Folha Dirigida.

  3. NÃO EXISTE O CARGO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISTA) – ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO NAS PREFEITURAS BRASILEIRAS?
    VOCÊS ELENCARAM PRATICAMENTE TODAS AS PROFISSÕES DE NÍVEL SUPERIOR. MAS NÃO COLOCAM ESSA DE JORNALISTA. POR QUE?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *