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Gabarito Extraoficial IBGE: Administração SCQ

Fala, pessoal!

No domingo, dia 2 de maio de 2021, foram aplicadas as provas do IBGE para os cargos agente de mapeamento e pesquisas e supervisor de coletas. Essas provas foram aplicadas pelo Cebraspe em todo o país.

O gabarito oficial só deve sair no site do organizador na noite de segunda, dia 3, a partir das 19h. Mas, antes, resolvi comentar aqui as questões da minha matéria, Administração.

Confira abaixo o gabarito extraoficial do IBGE elaborado por mim, para as questões de Noções de Administração e Situações Gerenciais da prova do IBGE, para o cargo Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ).

Gabarito Extraoficial IBGE – Administração

Confira abaixo as questões da prova de Supervisor de Coleta e Qualidade 2021, na matéria de Administração.

33. (CESPE/IBGE/2021) Ao processo de realização de tarefas por meio da gestão de planejamento, Organização de tarefas, direção de pessoas e controle de resultados dá-se o nome de:

A) governança.
B) condução.
C) administração.
D) planejamento estratégico.
E) resolução de problemas.

Gabarito extraoficial: C

34. (CESPE/IBGE/2021) Fazem parte dos níveis operacional e de execução em uma fábrica, respectivamente:

A) presidente e diretor.
B) diretor e operário.
C) gerente e presidente.
D) operário e diretor.
E) supervisor e operário.

Gabarito extraoficial: E

35. (CESPE/IBGE/2021) Definir objetivos organizacionais é tarefa típica da função administrativa:

A) organização.
B) direção.
C) controle.
D) planejamento.
E) liderança.

Gabarito extraoficial: D

36. (CESPE/IBGE/2021) As funções de organização e planejamento possuem, respectivamente, foco em:

A) recursos e ideias.
B) pessoas e recursos.
C) resultados e pessoas.
D) recursos e resultados.
E) pessoas e ideias.

Gabarito extraoficial: A

37. (CESPE/IBGE/2021) O modelo de liderança em que a participação do líder ocorre de forma limitada, inclusive na tomada de decisão é conhecido como liderança

A) situacional.
B) posicional.
C) democrática.
D) liberal.
E) autocrática.

Gabarito extraoficial: D

38. (CESPE/IBGE/2021) Do ponto de vista individual, a motivação consiste na busca pela satisfação de necessidades. Considerando-se a hierarquia de necessidades típica dos seres humanos, é correto afirmar que necessidades

A) de autorrealização são secundárias em relação às fisiológicas.
B) fisiológicas são secundárias em relação às de estima.
C) sociais são prioritárias em relação às fisiológicas.
D) de autorrealização são prioritárias em relação às sociais.
E) dia estima são prioritárias em relação às de segurança.

Gabarito extraoficial: A

39. (CESPE/IBGE/2021) Para a tomada de decisão, os gestores comumente lidam com decisões programadas e não programadas. É característica típica de decisões não programadas trabalhar com

A) dados repetitivos e adequados.
B) dados únicos.
C) condições estatísticas.
D) certeza.
E) previsibilidade.

Gabarito extraoficial: B

40. (CESPE/IBGE/2021) Os níveis hierárquicos, responsáveis pelo funcionamento adequado de qualquer organização e pela solução dos problemas enfrentados, diariamente, pelos seus integrantes, incluem a administração, à qual cabe

A) fazer a supervisão cotidiana de funcionários e a supervisão da produção de bens e serviços ainda que não tenha compromisso gerencial.
B) verificar se os setores estão utilizando os recursos de modo eficiente e eficaz, para alcançar os objetivos uma vez que tem responsabilidade interdepartamental
C) preocupar-se, por ser responsável pela coordenação das partes e dos esforços, com o desenvolvimento e com a utilização dos recursos da organização de modo eficiente e eficaz.
D) responsabilizar-se, como o nível que contempla os gerentes de primeira linha, por trabalhadores operacionais, tomada de decisões estratégicas de longo prazo, direção da organização e estabelecimento de políticas organizacionais.
E) garantir a vinculação da organização ao sistema social mais amplo, responsabilizando-se pelas decisões de direção da organização tomadas pelo alto escalão.

Gabarito extraoficial: C

41. (CESPE/IBGE/2021) O trabalho de equipe pode ser altamente eficaz em uma organização quando apresenta como característica

A) a formação de grupos pequenos afim de contemplar integrantes com o mesmos saberes.
B) a inflexibilidade, para que sejam mantidos o objetivo e o engajamento dos grupos.
C) a unicidade, para que cada um dos membros do grupo responsabilizes apenas pelo seu trabalho.
D) a comunicação intrapessoal, a qual facilita a relação entre os integrantes do grupo.
E) a capacidade de pensamento crítico, habilidade que ajuda a manter a cultura da inovação.

Gabarito extraoficial: E

42. (CESPE/IBGE/2021) Em relação as equipes e grupos de trabalho, assinale a opção correta

A) É no trabalho em grupo que os comportamentos das pessoas tendem a favorecer o compartilhamento de informações, a solução de problemas e o apoio entre os membros do grupo.
B) No trabalho em equipe, os membros não precisam trabalhar juntos, mas é necessária a cooperação de cada membro para que o resultado final seja atingido.
C) no trabalho em grupo, as características qualitativas incluem a reunião em busca de um propósito comum e a facilidade na execução do trabalho conjunto.
D) no trabalho em equipe, os membros colaboram entre si, compartilham informações com facilidade, resolvem seus conflitos com rapidez e apresentam bons resultados.
E) no trabalho em grupo, um modelo mais qualificado de trabalho, há conectividade de ideias e pessoas engajadas nas mesmas atividades e com os mesmos objetivos.

Gabarito extraoficial: D

43. (CESPE/IBGE/2021) No que concerne à avaliação de desempenho, assinale a opção correta

A) A avaliação de desempenho permite solucionar, com dados históricos e precisos, os problemas de integração das pessoas à organização bem como adequar pessoas ao cargo.
B) A avaliação sistêmica, que abrange toda organização, é um processo dinâmico e sujeito a constantes revisões.
C) O fator desempenho em satisfatório consiste em uma deficiência do funcionário, devendo ser abordada no feedback.
D) A avaliação de desempenho é considerada um julgamento de valor sem base concreta, sem critérios definidos ou válidos, frequentemente comunicado post factum ao funcionário.
E) A observação física deixou de ser um método utilizado nas avaliações de desempenho porque gerava muitas ações disciplinares e demissões.

Gabarito extraoficial: B

44. (CESPE/IBGE/2021) ainda sobre avaliação de desempenho, assinale a opção correta

A) As metas são conjuntos de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que possibilitam ao indivíduo desempenhar com eficácia suas tarefas.
B) Os parâmetros utilizados para a definição de metas são mais subjetivos do que os parâmetros do processo de avaliação de competências.
C) A avaliação de desempenho pode ser um processo que contempla a observação da equipe e o seu progresso em determinado prazo.
D) Os sistemas de avaliação estão, atualmente, focados no desempenho passado.
E) O principal objetivo da avaliação de desempenho é melhorar os resultados da organização.

Gabarito extraoficial: E

[ATUALIZAÇÃO] Aqui na questão 44 houve divergência após a divulgação do gabarito preliminar oficial pela banca Cebraspe. Nesse post, falo do modelo de recurso proposto para a questão 44.

45. (CESPE/IBGE/2021) Em se tratando de manter a qualidade de atendimento ao cliente, é importante aceitar e reconhecer as suas emoções como sendo verdade. Para que o atendimento seja exercido com qualidade, é necessário agir com base nessas emoções. No que se refere à prestação de atendimento de qualidade a clientes, assinale a opção correta

A) Funcionários cujo perfil centra-se no interesse às demandas do cliente e na presteza tendem a gerar reclamações posteriores.
B) Funcionários que adotam comportamentos defensivos tendem a ter menos problemas com reclamações posteriores de clientes.
C) Tolerância e flexibilidade, no que se refere à solução de demandas, tendem a gerar, no cliente, uma percepção negativa acerca da qualidade do atendimento.
D) Capacidade de relativização das demandas é desejável nas situações em que o cliente está indeciso e o impasse precisa ser resolvido com objetividade.
E) Presteza, característica do funcionário que atende ao cliente com boa vontade e prontidão, é imprescindível para um atendimento de qualidade.

Gabarito extraoficial: E

46. (CESPE/IBGE/2021) os fatores que comprometem a qualidade do serviço ofertado incluem:

I – baixa concorrência.
II – erros decorrentes do foco em produtividade.
III – clientes muito exigentes.

A) Apenas o item I está certo.
B) Apenas o item II está certo.
C) Apenas o item III está certo.
D) Apenas os itens I e II estão certos.
E) Apenas os itens I e III estão certos.

Gabarito extraoficial: D

 

Comenta aqui pra mim como você foi e não deixa de acompanhar as novidades dessa seleção do IBGE

Abraços,

Douglas Schneider
Diretor Acadêmico da Folha Cursos

Folha Cursos

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1 Resultado

  1. Sou a Fernanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

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