fbpx

Gabarito Extraoficial PRF: bloco I [ATUALIZADO]

As provas do concurso da Polícia Rodoviária Federal aconteceram no domingo, 9 de maio. Enquanto as respostas oficiais não são divulgadas oficialmente, o time de professores da Folha Cursos preparou o gabarito extraoficial da PRF: bloco I.

Muita atenção: confira o enunciado de cada questão antes de verificar o gabarito extraoficial. A prova da PRF teve diferentes versões pelo país.

Esse post ainda poderá ser atualizado com as matérias faltantes.

Gabarito Extraoficial PRF: Inglês

A seguir, confira os comentários de Língua Inglesa pelo professor Roberto Witte. Atenção à ordem das questões, que pode ser outra na sua prova.

Questão 1

Extremely cold temperatures in Texas created problems for the distribution of energy in the state.

Gabarito extraoficial: E

Questão 2

In the last paragraph of the text, “That” refers to the decision by Texas to isolate its energy grid from the rest of the country.

Gabarito extraoficial: C

Questão 3

Despite the cold temperatures, energy production in Texas continued unimpeded.

Gabarito extraoficial: E

Questão 4

Changes in energy production in Texas are having an impass across the United States.

Gabarito extraoficial: E

Questão 5

There are other states, like Florida, that produce energy on a level similar to that of Texas.

Gabarito extraoficial: E

Questão 6

There are places in the world where wind power works well in freezing temperatures.

Gabarito extraoficial: C

Questão 7

In “Natural gas and coal-fired power plants need water to stay online. Yet those water facilities froze in the cold temperatures others lost access to the electricity they require to operate”, its possible to sustitute “Yet” for Even so without changing the meaning of the sentence.

Gabarito extraoficial: C

Questão 8

The text points to the lack of wind as the primary cause for a dip in the production of wind energy during the period described.

Gabarito extraoficial: E

> Acesse a prova de Inglês PRF traduzida e comentada

Gabarito Extraoficial PRF: Língua Portuguesa

Os professores de Língua Portuguesa – Gramática e Interpretação de Texto, Luciane Sartori e Nelson Sartori -, comentaram a prova de Português da PRF de 2021. Confira:

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 1A18-I precedente, julgue os itens a seguir.

Questão 9

A transferência da polícia do sistema de justiça para o governo da cidade marca o que pode ser considerado uma mudança de paradigma no que se refere ao papel da polícia na sociedade

Gabarito extraoficial: CERTO

COMENTÁRIO: A passagem descrita no primeiro parágrafo marca uma mudança de paradigma no que se refere ao papel da polícia na sociedade, haja vista ela ter mudado sua atuação, que passou a ser de caráter preventivo.

Questão 10

Depreende-se do segundo parágrafo do texto que a violência na era medieval era comum e socialmente aceita.

Gabarito extraoficial: CERTO

COMENTÁRIO: No segundo parágrafo, termos a seguinte passagem: “a violência ‘franca e desinibida’ do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária”. A partir dessas informações depreende-se que a violência era comum, já que “franca e desinibida”, e socialmente aceita, já que permitida e até certo ponto necessária.

Questão 11

Um dos traços característicos da modernidade, segundo Norbert Elias, é a renúncia de certas emoções e de certos prazeres pelos indivíduos, que, em compensação, passaram a ser protegidos da violência devido à atuação do Estado.

Gabarito extraoficial: ERRADO

COMENTÁRIO: Não houve renúncia de emoções e prazeres; houve, sim, a imposição de normas e condutas, que tornaram a agressividade, “assim como outras emoções e prazeres”, domada, “refinada” e “civilizada”. Isso significa que foi uma ação externa, e não própria dos indivíduos.

Questão 12

Conclui-se do texto que o monopólio da violência legítima pelo Estado deveu-se à necessidade de reação aos índices insustentáveis de violência física entre os indivíduos.

Gabarito extraoficial: ERRADO

COMENTÁRIO: O monopólio da violência legítima pelo Estado não se deveu à necessidade de reação dos índices insustentáveis de violência física entre os indivíduos, mas sim relacionado à organização e à estabilização dos Estados modernos.

Questão 13

Seriam mantidos a correção gramatical e os sentidos do texto caso o segundo período do primeiro parágrafo fosse reescrito da seguinte maneira: Porque nos países europeus houve empenho em prevenir crimes, o que representou nova atitude de controle social, o resultado foi o desenvolvimento de uma habilidade específica pelas autoridades policiais: a de explicar e prevenir o crime.

Gabarito extraoficial: ERRADO

COMENTÁRIO: O item apresenta inversão de causa e efeito, já que o desenvolvimento de uma habilidade específica foi a causa do empenho de prevenir crimes, e não o efeito, como é proposto pela expressão “o resultado”.

Questão 14

Infere-se da leitura do primeiro parágrafo do texto que o desenvolvimento de áreas científicas ligadas à Justiça Criminal no século XIX está associado a visões preconceituosas sobre certos grupos de indivíduos.

Gabarito extraoficial: ERRADO

COMENTÁRIO: As visões preconceituosas não estão associadas ao desenvolvimento de áreas científicas ligadas à justiça criminal, mas sim a um pensamento derivado do desenvolvimento da atuação de caráter preventivo da polícia.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 1A18-I precedente, julgue os itens a seguir.

Questão 15

A coerência e os sentidos do texto seriam mantidos caso fosse suprimido o artigo “os”, no trecho “desenvolveram-se os vários campos de saber”, no último período do primeiro parágrafo.

Gabarito extraoficial: ERRADO

COMENTÁRIO: A retirada do artigo definido da expressão “desenvolveram-se os vários campos de saber” altera os sentidos do texto, afetando sua coerência, porque a presença do artigo retoma os vários campos citados anteriormente no texto, todos eles; e a retirada do artigo faria perder essa relação, já que não haveria mais referência a esses campos do saber, já definidos previamente no texto.

Questão 16

O pronome “isso”, que introduz o terceiro período do primeiro parágrafo do texto, poderia ser corretamente substituído por O que.

Gabarito extraoficial: ERRADO

COMENTÁRIO: A estrutura “O que” constituiria um aposto, o qual deveria ser antecedido de vírgula, e não de ponto final, como sugerido pelo item. Importante lembrar ainda que a estrutura “o que” permite a substituição por “isso” quando o demonstrativo “o” equivale a “isso”, o que resultaria em “’isso’ que”, e não é o que ocorre neste caso.

Questão 17

Infere-se do segundo parágrafo do texto que a agressividade humana passou por um processo de transformação gradativo de perda de aspectos primitivos e animalescos.

Gabarito extraoficial: ERRADO

COMENTÁRIO: O texto, tampouco o segundo parágrafo do texto, faz referência a perda de aspectos primitivos e animalescos. A informação que temos é que a diminuição da agressividade foi imposta para a organização e estabilização dos Estados modernos.

Questão 18

O trecho “A conversão do controle que se exercia por terceiros no autocontrole é relacionada à organização e à estabilização de Estados modernos” poderia ser reescrito da seguinte forma, sem prejuízo para o sentidos e para a correção gramatical do texto: Converter o controle efetuado por terceiros a autocontrole concatena a organização e a estabilização dos Estados do mundo moderno.

Gabarito extraoficial: ERRADO

COMENTÁRIO: Dois pontos invalidam a reescrita: o erro de regência do verbo “converter”, que é transitivo direto e indireto, regendo com a preposição “em”; e o emprego do verbo “concatenar”, cujo sentido – harmonizar – não representa a ideia desenvolvida no texto de “estabelecer relação”.

Questão 19

O emprego do vocábulo “irrupção”, no último período do texto, indica que a violência atingia os indivíduos de forma súbita.

Gabarito extraoficial:  CERTO

COMENTÁRIO: Temos aqui uma questão de vocabulário, que exige a percepção de sentido de “irrupção”, cujo sentido é de fato “aparecimento súbito”.

Questão 20

A correção gramatical do último período do texto seria mantida, embora seu sentido original fosse prejudicado, se a locução “na medida em que” fosse substituída por à medida que e a vírgula empregada logo após “vida” fosse suprimida.

Gabarito extraoficial: CERTO

COMENTÁRIO: A substituição de “na medida em que” por “à medida que”, com a supressão da vírgula após “vida”, mantém a correção gramatical e altera os sentidos originais do texto, haja vista a expressão “na medida em que” indicar a relação de “causa” e “à medida em que” indicar a relação de “proporção” .

Questão 21

Mantém-se a correção gramatical do trecho “o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade”, do texto, caso a forma verbal “impor” seja flexionada no plural imporem.

Gabarito extraoficial: ERRADO

COMENTÁRIO: A estrutura “acabaram por se impor” constitui locução verbal, e não se flexiona o seu verbo principal – salvo casos especiais.

Gabarito Extraoficial PRF: Redação Oficial

Os professores Luciane Sartori e Nelson Sartori elaboraram o gabarito extraoficial da PRF de 2021, na matéria de Redação Oficial. Confira:

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca da redação oficial, julgue os itens a seguir.

Questão 22

Entre as características da redação oficial incluem-se a objetividade, a impessoalidade e a informatividade.

Gabarito extraoficial: ERRADO

COMENTÁRIO: As características da redação oficial são a clareza e a precisão, a objetividade, a concisão, a coesão e a coerência, a impessoalidade, a formalidade e a padronização e o uso da norma padrão . Sendo assim, o item “informatividade”, como característica dessa modalidade escrita é falso.

Questão 23

O assunto das comunicações oficiais deve apresentar de forma geral o que será tratado no documento e o seu formato deve seguir as orientações do MRPR, conforme o exemplo a seguir.

Assunto: Realização de concurso público.

Gabarito extraoficial: CERTO

COMENTÁRIO: Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o assunto deve dar uma ideia geral do que trata o documento, iniciado por maiúscula e de forma sucinta. Vale lembrar ainda que a palavra “Assunto” deve anteceder a frase que apresenta o conteúdo do texto e deve ser seguida de dois-pontos.

Questão 24

De acordo com a legislação vigente, o e-mail institucional tem valor documental e, por isso, deve ser aceito como documento original.

Gabarito extraoficial: ERRADO

COMENTÁRIO: Consta no Manual de Redação da Presidência da República que, para o e-mail ter valor documental, ou seja, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Portanto, o e-mail não é sempre aceito como documento original, já que precisa da certificação.

Questão 25

O vocativo, nas comunicações oficiais, deverá ser sempre seguido de vírgula.

Gabarito extraoficial: CERTO

COMENTÁRIO: Conforme o Manual de Redação da Presidência da República: “Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.”

Questão 26

Na identificação do signatário de uma comunicação oficial destinada a uma pessoa do sexo feminino, dispensa-se flexão de gênero no nome do cargo.

Gabarito extraoficial: ERRADO

COMENTÁRIO: Conforme o Manual de Redação da Presidência da República: “Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino”. Portanto, não é possível haver dispensa da flexão de gênero no nome do cargo do signatário.

Gabarito Extraoficial PRF: Matemática

Confira abaixo os comentários de Matemática na prova da PRF 2021, pelo professor Angelo Primo. Atenção à ordem das questões, que pode ser diferente na sua prova.

Foi modelado que o espalhamento de uma notícia em uma população – entendido como o percentual de indivíduos dessa população que recebe essa notícia por unidade de tempo – é diretamente proporcional ao percentual de indivíduos da população que já conhecem a notícia multiplicado pelo percentual de indivíduos dessa população que ainda não a conhecem até aquele instante. A constante k de proporcionalidade depende, entre outros fatores, do impacto da notícia na vida dos envolvidos e de propriedades dos meios de comunicação disponíveis.

Tendo como base essas informações e considerando que, para certa notícia, k = 1, julgue itens seguintes.

Questão 27

De acordo com a modelagem realizada, é possível que, em determinado instante, o espalhamento da notícia seja superior a 50% por unidade de tempo.

Gabarito extraoficial: E

Questão 28

Se, em determinado instante, o espalhamento de uma notícia é igual a 16% por unidade de tempo, então, nesse instante, mais de 75% da população ainda desconhece a notícia.

Gabarito extraoficial: C

Questão 29

O espalhamento de uma notícia será tanto maior quanto maior for o número de pessoas que dela tiverem tomado conhecimento.

Gabarito extraoficial: E

Questão 30

Se, em determinado instante, 30% da população já conhece a notícia, então, nesse instante, o seu espalhamento estaria em patamar superior a 20% por unidade de tempo.

Gabarito extraoficial: C

Em uma operação da PRF foram fiscalizados: 20 veículos automotores até o fim da primeira hora; 60 veículos automotores até o fim da segunda hora; 120 veículos automotores até o fim da terceira hora; 200 veículos automotores até o fim da quarta hora; e 300 veículos automotores até o fim da quinta hora. O padrão numérico observado manteve-se até o fim da décima hora quando então foi finalizada a operação

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Questão 31

Considere que {qn}, para n variando de 1 a 10, seja a sequência numérica formada pelas quantidades de veículos fiscalizados apenas no decorrer da enésima hora de realização da operação, ou seja, q1 é a quantidade de veículos fiscalizados apenas no decorrer da primeira hora de realização da operação; q2 é a quantidade de veículos fiscalizados apenas no decorrer da segunda hora de realização da operação; e assim por diante. Nessa situação a sequência {qn}, para n variando de 1 a 10, é uma progressão aritmética.

Gabarito extraoficial: E

Questão 32

Mais de 550 veículos terão sido fiscalizados até o fim da sétima hora de realização da operação.

Gabarito extraoficial: C

Gabarito Extraoficial PRF: Informática

Confira os comentários de Informática na prova da PRF 2021, pelo professor Leonardo Vasconcelos. Atenção à ordem das questões, pois a prova realizada por você pode estar diferente.

No que se refere a Internet, Intranet e noções do sistema operacional Windows, julgue os itens que se seguem.

Questão 33

Embora as versões mais atuais do Mozilla Firefox e do Google Chrome permitam salvar e sincronizar senhas para realizar, posteriormente, login automático em formulários de sites da Internet, essa ação somente será possível se os sites em questão estiverem disponibilizados em uma Intranet e utilizarem o protocolo HTTPS.

Gabarito Extraoficial: E

Comentário: Uma Conta Firefox permite sincronizar seus dados e preferências (como favoritos, histórico, senhas, abas abertas e extensões instaladas) com todos os seus dispositivos

Referência: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/como-configurar-o-sync-no-meu-computador
https://support.google.com/chrome/answer/185277?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

Questão 34

No Windows, ainda que seja possível compartilhar configurações -como plano de fundo e histórico de navegação do Internet Explorer – entre computadores que utilizem a mesma conta em outras máquinas com Windows 10, não é permitido, em razão da segurança, o compartilhamento de senhas.

Gabarito Extraoficial: E

Comentário: Escolha entre configurações como preferências de idioma, senhas e temas de cor. Se você ativar a opção Outras configurações do Windows, o Windows também sincronizará algumas configurações do dispositivo (para, por exemplo, impressoras e opções de mouse), configurações do Explorador de Arquivos e preferências de notificação. Para uma lista completa de configurações que o Windows pode sincronizar, consulte Referência de configurações de roaming do Windows 10.

Referência: https://support.microsoft.com/pt-br/windows/sobre-a-sincroniza%C3%A7%C3%A3o-de-configura%C3%A7%C3%B5es-em-dispositivos-windows-10-deebcba2-5bc0-4e63-279a-329926955708

Questão 35

Caso sejam digitados os termos descritos a seguir na ferramenta de busca do Google, serão pesquisadas publicações que contenham os termos “PRF” e “campanha” na rede social Twitter.
campanha PRF @twitter

Gabarito Extraoficial: C

Comentário: Pesquisar em mídias sociais. Coloque um @ antes de uma palavra para pesquisar em mídias sociais. Por exemplo: @twitter.

Referência: https://support.google.com/websearch/answer/2466433

Com referência a transformação digital, julgue o próximo item.

Questão 36

A Internet das coisas (loT) aumenta a quantidade e a complexidade dos dados por meio de novas formas e novas fontes de informações, influenciando diretamente em uma ou mais das características do Big Data, a exemplo de volume, velocidade e variedade.

Gabarito Extraoficial: C

Comentário: A Internet das Coisas e o Big Data permitem que grandes volumes de dados sejam analisados, verificados e transformados em informações organizadas para as empresas.

Referência: https://core.ac.uk/download/pdf/228489034.pdf

A respeito de segurança e de cloud computing, julgue os itens subsequentes.

Questão 37

Ransomware é um programa malicioso de computador que se propaga por meio da inserção de cópias de si mesmo em arquivos criptografados.

Gabarito Extraoficial: E

Comentário: Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.

O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

Referência: https://cartilha.cert.br/ransomware/

Questão 38

Identifica-se Software como Serviço (SaaS) quando um provedor de serviços oferece acesso a um ambiente baseado em cloud, no qual os usuários podem construir e disponibilizar aplicativos.

Gabarito Extraoficial: E

Comentário: O SaaS (Software como Serviço) permite aos usuários se conectar e usar aplicativos baseados em nuvem pela Internet. Exemplos comuns são email, calendário e ferramentas do Office (como Microsoft Office 365).

PaaS (Plataforma como serviço) é um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, com recursos que permitem a você fornecer tudo, de aplicativos simples baseados em nuvem a sofisticados aplicativos empresariais habilitados para a nuvem. Você adquire os recursos necessários por meio de um provedor de serviços de nuvem em uma base paga conforme o uso e os acessa por uma conexão com a Internet segura.

Referência: https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-saas/ e https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-paas/

Questão 39

O firewall da próxima geração (NGFW) dispõe, em um mesmo equipamento, de recursos como IDS (intrusion detection system), IPS (intrusion prevention system) e antivírus.

Gabarito Extraoficial: C

Comentário: De modo geral um Next-Generation Firewall reúne ao menos estas funcionalidades integradas:

  • DPI (Deep Packet Inspection)
  • AVC (Application Visibility and Control)
  • Webfilter (Filtragem de URL)
  • Inspeção SSL / HTTPS
  • Antivírus embutido
  • Relatórios de navegação
  • SD-WAN e controle dinâmico de banda.
  • IDS / IPS (Intrusion Detection System – IDS) (Intrusion Prevention System – IPS)
  • Controle integrado de autenticação (Single sign-on)
  • VPN SSL – OpenVPN e IPSEC
  • Controle de permissões e auditoria de administração do FW

Referência: https://www.itflex.com.br/o-que-e-um-next-generation-firewall-e-quais-os-beneficios/

Leia mais: confira o gabarito extraoficial PRF em vídeo

Gabarito Extraoficial PRF: Ética

Confira abaixo os comentários de Ética na prova da PRF 2021 elaborados professor Igor Daltro. Atenção à ordem das questões, que pode ser diferente na sua prova.

A respeito da ética no serviço público, da administração pública federal, bem como dos servidores públicos federais e seus direitos e deveres, julgue os itens que se seguem.

Questão 45

A revelação de segredo do qual servidor se apropriou em razão do cargo enseja a penalidade de demissão, o que implica o ressarcimento ao erário por parte do servidor.

Gabarito Extraoficial: E

Fundamento: neste caso não gera ressarcimento, conforme art. 136, da lei 8.112/90.

Questão 46

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, desde que satisfeitos os requisitos legais, poderá realizar a contratação direta de empresa na qual um primo seja sócio.

Gabarito Extraoficial: C

Fundamento: conforme preceitua o art. 3º, §3º do Decreto 7.203/10, é vedada a contratação direta, sem licitação, por órgão ou entidade da administração pública federal de pessoa jurídica na qual haja administrador ou sócio com poder de direção que seja familiar de autoridade do órgão contratante. No entanto, segundo o decreto, são familiares os parentes até o terceiro grau, e primo é um parente de 4° grau. É, portanto, permitida a contratação.

Questão 47

Caso terceiro solicite, por telefone, informação sobre aquisições de determinado órgão público, o servidor deverá orientá-lo a preencher o formulário padrão, disponibilizado em meio eletrônico e físico, com os dados exigidos pela lei.

Gabarito Extraoficial: C

Fundamento: art. 11 do Decreto 7.724/12.

Questão 48

O investigado poderá ter vista dos autos, com direito a cópia se assim desejar, mesmo antes da notificação da existência de procedimento investigatório em comissão de ética.

Gabarito Extraoficial: C

Fundamento: art. 14 do Decreto 6.029/07.

Questão 49

De acordo com o código de ética profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, ausência de servidor do seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, já que pode acarretar desordem nas relações humanas.

Gabarito Extraoficial: C

Fundamento: inciso XII, do decreto 1.171/94.

Questão 50

A estratégia, que consiste em um mecanismo para o exercício da governança pública, compreende a definição de diretrizes, objetivos, planos e ações para que os serviços de responsabilidade da organização alcancem o resultado pretendido.

Gabarito Extraoficial: C

Fundamento: art. 5º, II do Decreto 9.203/17.

Gabarito Extraoficial PRF: Geopolítica

Confira abaixo os comentários de Ética na prova da PRF 2021 elaborados professor Alex Mendes. Atenção à ordem das questões, que pode ser diferente na sua prova.

No que se refere à rede de transportes no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Questão 51

As políticas públicas no Brasil, sobretudo as implementadas a partir da segunda metade do século passado, incentivaram o transporte rodoviário de pessoas e de cargas em detrimento de outros modais de transporte.

Gabarito Extraoficial: C

Questão 52

Na escala interurbana, o Brasil apresenta uma rede de transportes integrada, diversa e eficiente, o que resulta em uma integração regional e competitividade no contexto da economia nacional.

Gabarito Extraoficial: E

Questão 53

A duplicação dos principais eixos rodoviários, a restruturação do modelo de investimento e de exploração das ferrovias e a expansão e o aumento da capacidade da malha ferroviária são considerados condições para o desenvolvimento das regiões brasileiras no que diz respeito às redes de transporte.

Gabarito Extraoficial: C

Com relação à estrutura urbana brasileira e as grandes metrópoles, julgue os itens subsecutivos.

Questão 54

Os arranjos populacionais de Campinas e Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, e de Uberlândia, em Minas Gerais, configuram-se como metrópoles em ascensão na rede urbana brasileira e encontram-se no primeiro nível da hierarquia urbana.

Gabarito Extraoficial: E

Questão 55

As metrópoles brasileiras são arranjos populacionais acima de um milhão de habitantes que exercem influência direta sobre os demais níveis de cidades na rede urbana.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Gabarito preliminar oficial da PRF sai dia 11 de maio

O gabarito oficial preliminar da PRF será divulgado no dia 11 de maio (terça-feira). Já o período para a interposição de recursos será nos dias 12 e 13 de maio. Todas as informações sobre a seleção serão divulgadas no site do Cebraspe.

Você também pode se informar e se manter atualizado sobre o concurso PRF 2021 no site da Folha Dirigida.

O concurso conta com 1.500 vagas para o cargo de policial rodoviário federal. Os ganhos são de R$10.357,88.

O gabarito extraoficial PRF 2021 bateu com o seu? Não deixe de conferir o gabarito oficial no site da banca na data informada!

Folha Cursos

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Vastir Ferreira Da silva disse:

    Amei esse concurso se não passei dessa vez serve de experiências pra outros que virá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *