Concurso PC MT terá vagas para escrivão e investigador

O concurso PC MT pode ter seu edital publicado pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso, com vagas para escrivão e investigador.

08/12/2021 09:54 | Atualizado: 13/12/2021 12:56

08/12/2021 09:54 | Atualizado: 13/12/2021 12:56

concurso PC MT já tem sua banca organizadora e cargos definidos. Conforme a dispensa de licitação publicada na última terça-feira, 7, a seleção terá a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso como responsável.

Além disso, os cargos também foram confirmados. Segundo o documento, a Polícia Civil do Mato Grosso selecionará candidatos para as funções de investigador e escrivão. Ambas têm o nível superior como requisito.

No caso do investigador, no entanto, é possível que a PC MT exija ainda a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C ou D. Os salários e número de vagas para cada função ainda não foram revelados.

Com a banca definida e os cargos anunciados, a próxima etapa é a assinatura do contrato entre as partes e a publicação do edital. Em novembro, o governador Mauro Mendes afirmou que o documento seria publicado neste mês de dezembro.

Concurso PC MT tem banca e cargos definidos (Foto: PC MT)
Concurso PC MT tem banca e cargos definidos
(Foto: PC MT)

Polícia Civil tem 2,6 mil cargos vagos

Embora esteja confirmado, o quantitativo de vagas do concurso da Polícia Civil ainda não foi anunciado. Mas já se sabe que o órgão tem um elevado déficit de profissionais.

Pelo menos 2.632 cargos estão vagos, sendo 158 na função de delegado, 1.944 no posto de investigador e 530 no cargo de escrivão.

Desta forma, o próximo edital pode contar com mais de 2 mil oportunidades, considerando os cargos de investigados e escrivão.

Entretanto, nem todas as vacâncias devem ser oferecidas inicialmente no concurso, já que a corporação realizou, recentemente, estudos para a viabilidade das nomeações.

Veja detalhes do último concurso PC MT

A Polícia Civil do Mato Grosso não realiza um novo concurso desde 2013. Na época, foram oferecidas 600 vagas (450 de investigador e 150 de escrivão) regionalizadas. 

Com a organização da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva, prática de digitação, exame de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica, prova de títulos e investigação social.

Na objetivas, foram cobradas questões como:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética e Filosofia;
  • Atualidades;
  • História e Geografia do Mato Grosso;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Organização e Estatuto da Polícia Civil;
  • Noções de Direito Processual Penal; e
  • Noções de Direito Penal. 

Prepare-se para o concurso PC MT e outros

Deseja ser aprovado para a Polícia Civil? Então a Folha Cursos pode te ajudar. Com o curso destinado às carreiras de policiais civis, os alunos podem acessar os principais conteúdos cobrados nos concursos públicos PCs de todo o país.

Isso inclui os cargos de investigador, escrivão, agente e inspetor das polícias civis, tanto os de nível médio quanto os de nível superior. No curso, é possível estudar para as disciplinas de:

Língua Portuguesa, Redação Discursiva, Raciocínio Lógico Matemático, Estatística, Informática, Atualidades, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial.

Os conteúdos de Criminologia e Medicina Legal serão incluídos em breve. São aproximadamente 576 aulas e 303 horas de estudo. Quer saber mais? Então confira as condições e inicie já a sua preparação!

Folha Cursos

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...