Concurso Pefoce: edital deve sair até sexta-feira, 21, diz governador

Governador Camilo Santana afirma que edital do concurso Pefoce com 170 vagas será publicado até o final desta semana. Confira!

17/05/2021 15:18 | Atualizado: 17/05/2021 16:49

17/05/2021 15:18 | Atualizado: 17/05/2021 16:49

O edital do concurso para Pefoce (Perícia Forense do Ceará) deve ser publicado até o final desta semana. A previsão foi passada pelo governador Camilo Santana nesta segunda-feira, 17.

 “Os editais para Pefoce e Polícia Civil serão divulgados já nesta semana. Mesmo no momento difícil que o Brasil vive, o estado do Ceará está fazendo investimentos importantes para garantir uma segurança melhor à população”, disse o governador.

Nesta segunda, 17, foram sancionadas as leis que autorizam a realização dos concursos da área da segurança pública do Estado . Por isso, os editais poderão ser divulgados nos próximos dias.

Ao todo, 2.870 vagas serão abertas nos concursos para Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense. Será realizado ainda o chamamento dos 204 aprovados na última seleção do Corpo de Bombeiros do Ceará.

“Objetivo desses concursos é fortalecer a segurança pública. Temos investido nas pessoas e na importância de uma boa formação”, assegurou Santana.

Os concursos foram anunciados pelo governador Camilo Santana em novembro de 2020. No entanto, as leis precisaram ser modificadas para que os editais e o ingresso de novos profissionais aconteçam da melhor maneira possível.

Governador Camilo Santana sanciona leis que autorizam a realização dos concursos da área da segurança pública do Estado do Ceará (PM, Polícia Civil e Pefoce)
Governador Camilo Santana sanciona leis que autorizam a realização
dos concursos da área da segurança (Foto: Carlos Gibaja/ Governo CE)

“Algumas mudanças legais foram feitas para aperfeiçoar a formação dos novos concursados. Então, foi todo um estudo feito, a mensagem enviada para a Assembleia, aprovada pelos deputados, a quem eu quero agradecer em nome do presidente Evandro Leitão", frisou Santana. 

Apenas para Pefoce, a oferta será de 170 vagas imediatas para os cargos de perito criminal, perito legista, médico perito legista e auxiliar de perícia.

Durante a solenidade, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron destacou que este será o maior concurso da história da Perícia Forense.

“Teremos um incremento de 40% do nosso efetivo. E, com isso, uma melhora muito grande nos serviços prestados”, afirmou.

O titular da pasta completou: “Sempre mencionamos a importância, além do policiamento preventivo e ostensivo, que tem a investigação para o combate à criminalidade, especialmente ao crime organizado. E quando nós mencionamos investigação, leia-se Polícia Civil e Polícia Forense". 

O Governo do Ceará pretende inaugurar duas sedes novas da Pefoce. O concurso tem como objetivo garantir servidores para trabalhar nessas localidades.

Concurso Pefoce já tem banca organizadora definida

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan)foi escolhido para organizar o novo concurso Pefoce. Ele será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção, como provas objetivas.

A contratação da banca foi realizada no mês de março. O processo de escolha da banca começou em fevereiro. 

O edital do concurso chegou a ser cotado para o primeiro trimestre de 2021, porém não foi publicado. Um dos entraves era a aprovação da lei, pela Assembleia Legislativa, que permite a realização dos processos seletivos e a posterior sanção pelo governador.

Com a proximidade do edital, os interessados devem intensificar os estudos para o concurso Pefoce. Isso porque a preparação antecipada aumenta as chances de aprovação no cargo público.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.

Conheça os cursos e comece já seus estudos!

Saiba os detalhes sobre os cargos do concurso Pefoce

projeto básico do concurso Pefoce, ao qual Folha Dirigida teve acesso, traz detalhes sobre as vagas e os cargos que serão disponibilizados.  Além das 170 oportunidades, será formado um cadastro de reserva. Confira:

Vagas imediatas

  • Perito criminal = 60 vagas;
  • Perito legista = 20 vagas;
  • Médico perito legista = 20 vagas; e 
  • Auxiliar de perícia = 70 vagas.

Vagas em cadastro de reserva

  • Perito criminal = 120 vagas;
  • Perito legista = 40 vagas;
  • Médico perito legista = 40 vagas; e 
  • Auxiliar de perícia = 140 vagas.

Os aprovados em cadastro de reserva poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso, a depender da necessidade e do orçamento disponível para as nomeações.

Com as 170 vagas e o cadastro de reserva, o concurso da Pefoce oferecerá o total de 510 vagas. Para os médicos legistas, o requisito é a graduação em Medicina.

No caso do cargo de perito criminal, serão aceitas graduações em: Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Eletrônica, Mecânica, Química), Física e Química.

Os profissionais com nível superior em Farmácia poderão concorrer às vagas de perito legista. Já as chances para auxiliar de perícia serão destinadas a graduados em qualquer área.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...