Concurso PM CE: governo amplia para 3 mil o número de vagas

Governo do Ceará amplia número de vagas do concurso PM CE para soldados. Oferta passa de 2 mil para 3 mil oportunidades. Confira!

08/12/2021 09:48 | Atualizado: 10/12/2021 11:14

08/12/2021 09:48 | Atualizado: 10/12/2021 11:14

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na terça-feira, 7, a ampliação do número de vagas do concurso PM CE (Polícia Militar) para soldados. De acordo com ele, serão convocados mais mil aprovados, totalizando 3 mil novos policiais. 

“Ótima notícia para quem realizou o concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará. Autorizei a convocação de mais mil aprovados, além das duas mil vagas previstas inicialmente no edital. Com isso, serão 3 mil homens e mulheres convocados em breve para a realização do curso de formação para soldado da PMCE”, disse o governador. 

A retificação foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado de terça, 7. Divulgado em agosto deste ano, o edital do concurso PM CE de soldado oferecia, inicialmente, 2 mil vagas, distribuídas entre homens e mulheres. 

A carreira tem como requisitos: ensino médio completo e idade entre 18 e 29 anos. A remuneração inicial é de R$4.192,72. Mais de 86 mil pessoas se inscreveram para a seleção. 

Policial militar do Ceará
Concurso PM CE passa a ofertar 3 mil vagas para soldados
(Foto: Divulgação)

A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a banca organizadora. O concurso é composto por cinco etapas:

1ª fase -> Prova Objetiva (Exame Intelectual), conhecimentos básicos e específicos, de caráter classificatório e eliminatório, sob responsabilidade da FGV;

2ª fase -> Exame de Saúde, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;

3ª fase -> Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;

4ª fase -> Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;

5ª fase -> Investigação Social, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Concurso PM CE teve provas aplicadas em novembro

As provas objetivas foram aplicadas no dia 7 de novembro, em Fortaleza e na Região Metropolitana da Capital. Os concorrentes tiveram que responder a 80 questões, divididas em dois módulos:

Primeiro módulo - Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa;
  • Interpretação de Texto;
  • Raciocínio Lógico;
  • Atualidades;
  • História do Ceará.

Segundo módulo - Conhecimentos Específicos

  • Noções de Direito Constitucional;
  • Direitos Humanos;
  • Noções de Direito Penal Militar;
  • Processo Penal Militar;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Criminologia;
  • Segurança Pública.

Será classificado na objetiva quem obtiver o mínimo de 20 acertos no módulo de Conhecimentos Básicos e 20 acertos no módulo de Conhecimentos Específicos. 

Quem não conseguir o mínimo necessário para aprovação será automaticamente eliminado do concurso. Os que seguirem serão ordenados de acordo com a soma das notas das provas, em ordem decrescente de valores.

O concurso PM CE de soldado terá prazo de validade de dois anos. O período será contado a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez e pelo mesmo período.

Além das etapas citadas acima, os aprovados no concurso ainda terão pela frente o curso de formação profissional (CFP).

Estude para concursos com a Folha Cursos

Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...