Concurso PM CE: governador prevê edital com 2.200 vagas até junho

De acordo com o governador Camilo Santana, o concurso PM CE com 2.200 vagas para soldados e oficiais deve ter edital até junho.

17/05/2021 16:45 | Atualizado: 17/05/2021 16:46

17/05/2021 16:45 | Atualizado: 17/05/2021 16:46

O concurso para Polícia Militar do Ceará com 2.200 vagas está nas últimas etapas para ser aberto. De acordo com o governador Camilo Santana, o edital deve ser publicado até junho.

A previsão foi passada nesta segunda-feira, 17, durante a sanção das leis que autorizam a realização dos concursos da área da segurança pública do Estado do Ceará (PM, Polícia Civil e Pefoce). Além do chamamento dos bombeiros aprovados na última seleção.

“Por conta das mudanças na Polícia Militar, deverá sair a contratação da empresa que realizará o concurso. Então, no mais tardar, até no mês de junho sairá o edital do concurso para PM”, disse o governador.

Os concursos foram anunciados pelo governador Camilo Santana em novembro de 2020. Porém, as leis precisaram ser modificadas para que o ingresso de novos profissionais aconteça da melhor maneira possível.

“Algumas mudanças legais foram feitas para aperfeiçoar a formação dos novos concursados. Então, foi todo um estudo feito, a mensagem enviada para a Assembleia, aprovada pelos deputados, a quem eu quero agradecer em nome do presidente Evandro Leitão", frisou Santana. 

Vice-governadora Izolda Cela ao lado do governador Camilo Santana
Vice-governadora Izolda Cela e governador Camilo Santana reafirmam
importância dos novos concursados (Foto: Carlos Gibaja/ Governo CE)

Serão abertas 2.870 vagas nos concursos para Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense. Somente para PM CE, a oferta será de 2.200 oportunidades para soldados e oficiais.

“O concurso da PM serve também para ampliação dos Batalhões do Raio nos municípios cearenses. Precisamos cada vez mais descentralizar e aumentar o efetivo da Segurança Pública do Ceará”, esclareceu o governador.

Por sua vez, a vice-governadora Izolda Cela afirmou que o investimento faz parte do compromisso firmado com os órgãos de segurança pública e a sociedade cearense.

“Considero muito valoroso, melhorar as estruturas, melhoras as condições de trabalho, para nós termos cada vez mais chance de termos um serviço cumprindo suas metas e seus objetivos. Então, com certeza, isso vem para somar, para qualificar o serviço”, pontuou Izolda.

Concurso PM CE terá vagas para níveis médio e superior

Está confirmado que o concurso da Polícia Militar do Ceará contará com uma oferta de 2.200 vagas efetivas, sendo elas distribuídas por:

  • 2 mil vagas de soldado (nível médio);
  • 200 vagas de oficiais (nível superior).

O governador Camilo Santana já informou que a intenção é realizar o concurso em duas etapas, ocorrendo em 2021 e 2022, para que o efetivo possa ser reposto e renovado.

Para que o edital seja publicado é necessário que ocorra a contratação da banca organizadora. Ela será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso, como provas objetivas.

O Idecan é o mais cotado para ser o escolhido, já que está oficialmente à frente das seleções da Polícia Civil e da Pefoce.

Em abril, a Polícia Militar do Estado do Ceará divulgou uma nova comissão organizadora do concurso PM CE. O grupo foi formado para cuidar dos preparativos e fiscalizar os procedimentos.

A composição da Comissão da Academia Estadual de Segurança Pública foi publicada no Dário Oficial do Estado do dia 23 de abril.

Quais são os requisitos para concorrer ao concurso PM CE?

Para soldado, o requisito é ter o nível médio completo. Além da escolaridade, a carreira exige idade entre 18 e 30 anos e altura de no mínimo de 1,62m, para sexo masculino, e 1,57m para candidata do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$3.134,58.

Já para oficial, a exigência é ter nível superior completo e ter Carteira de Habilitação na categoria “AB”, além de idade entre 18 e 30 anos, bem como ser aprovado em todas as etapas de seleção.

Com a proximidade do edital, os interessados devem intensificar os estudos para o concurso PM CE. Isso porque a preparação antecipada aumenta as chances de aprovação no cargo público.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.

Conheça os cursos e comece já seus estudos!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...