Concurso PM ES no "início do ano que vem", diz governador

Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o concurso PM ES, com 1.111 vagas, está previsto para o início de 2022.

08/12/2021 19:53 | Atualizado: 10/12/2021 10:11

08/12/2021 19:53 | Atualizado: 10/12/2021 10:11

O edital do concurso PM ES será publicado no início do ano que vem. A informação foi dada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em entrevista ao portal "A Tribuna", nesta quarta-feira, 8.

Segundo o chefe do Executivo Estadual, no momento, a comissão organizadora trabalha na escolha da banca, que ficará responsável pelo edital, com 1.111 vagas.

"No início do ano que vem, a gente lança o edital da Polícia Militar [...] O que estamos fazendo agora no concurso da PM é selecionar a empresa que vai ser a gestora e que vai organizar. São 1.111 vagas", disse o governador.

O número de vagas, inclusive, foi ampliado e anunciado por Casagrande em novembro. Antes disso, estavam previstas 671 oportunidades. O aumento, segundo o governador, visa recompor o efetivo da corporação.

Distribuição das vagas está confirmada

Em nota, o  Governo do Espírito Santo  já confirmou a distribuição das vagas do concurso PM ES e informou que, desse total, mil serão destinadas ao cargo de soldado, de nível médio. As demais oportunidades serão para:

  • oficiais médicos (20);
  • oficiais dentistas (20);
  • oficiais farmacêuticos/bioquímicos (cinco);
  • oficiais médicos veterinários (duas);
  • oficiais enfermeiros (dez);
  • praças especialistas de Saúde (30);
  • oficiais músicos (duas); e
  • praças músicos (22).
Governador do ES prevê concurso PM ES em 2022 (Foto: Governo ES)
Governador do ES prevê concurso PM ES em 2022
(Foto: Governo ES)

O anúncio de Casagrande aconteceu em solenidade que marcou a formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar.

Na ocasião, 252 militares se formaram e, agora, são considerados soldados combatentes, compondo assim o efetivo da PM ES.

“É muito bom rever esse ginásio lotado de policiais e seus familiares. Não se faz segurança pública somente com policiais e, em hipótese nenhuma, se faz segurança pública sem policiais.  Quando autorizamos o novo concurso, compreendemos que o trabalho dos policiais é essencial para que tenhamos segurança pública no Estado”, disse o governador.

É importante destacar que estes formandos são do concurso de 2018, que foi finalizado e teve acréscimo de vagas autorizado pelo governador Casagrande.

Quem também falou sobre a importância de contar com novos reforços foi o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho.

“Os concursos foram retomados e as vagas do concurso anterior foram aumentadas em mais do que o triplo. Tudo isso para tentarmos iniciar a recuperação de algo que o governador Renato Casagrande deixou completo, quando finalizou o seu primeiro mandato em 2014, que foi o efetivo da Corporação. Além disso, novos concursos já estão autorizados e sendo construídos pelo Comando-Geral da Polícia Militar. São investimentos nunca antes feitos na história da Segurança Pública do Espírito Santo. Temos que valorizar isso”.

Confira as etapas do último concurso PM ES

O último concurso PM ES contou com até nove etapas. Desse total, quatro foram de responsabilidade da banca organizadora, ficando as demais a critério da própria corporação. Confira as etapas!

► Prova objetiva e redação;
► Entrega de documentos para aferição de idade máxima;
► Teste de aptidão física;
► Avaliação psicológica;
► Inspeção de saúde / exame toxicológico;
► Investigação social;
► Apresentação de documentos para fins de matrícula;
► Classificação e matrícula;
► Curso de formação.

Um dos atrativos para ingressar nas corporações é o salário. Na PM e no Corpo de Bombeiros do Espírito Santo os ganhos podem chegar a R$ 5 mil. Veja o quadro a seguir:

Oficial
Remuneração bruta do alunoRemuneração bruta do aspirante a oficial 

1º ano - R $ 2.584,16
2º ano - R $ 3.158,42
3º ano - R $ 3.445,55

R $ 5.823,07

 

Soldado
Remuneração bruta do aluno Remuneração bruta após a formação
R $ 1.220,30R $ 2.778,42

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...