Concurso Bombeiros CE: governador anuncia convocações

O Governador do Ceará Camilo Santana falou sobre a convocação de aprovados do concurso Bombeiros CE e também de novas seleções. Veja!

17/05/2021 16:34 | Atualizado: 17/05/2021 16:37

Por: Fernanda Gomes

17/05/2021 16:34 | Atualizado: 17/05/2021 16:37 - Por: Fernanda Gomes

O governador do Ceará, Camilo Santana, deu boas notícias sobre concursos no estado. Sobre o concurso Bombeiros CE a informação é de que os aprovados serão convocados em breve.

Em vídeo postado em seu Instagram, Camilo afirma que:

"Em relação ao corpo de bombeiros, nós iremos chamar a última turma de aprovados para reforçar o time de profissionais da segurança pública este ano".

O governador, no entanto, ainda não informou sobre datas para que essas convocações aconteçam. 

Os últimos concursos do Corpo de Bombeiros do Ceará tiveram editais em 2012. Na época, foram oferecidas 300 vagas para soldado e oficial. 

Desse total, 270 oportunidades foram para praças, com exigência de nível médio, e 30 para oficiais, que tinha como pré-requisito o nível superior.

As oportunidades foram para ambos os sexos e também tiveram como requisitos:

  • Ter idade igual ou superior a 18 e inferior a 30 anos na data de matrícula do curso de formação;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação da categoria "AB";
  • Ter, no mínimo, 1,62m de altura, se do sexo masculino, e 1,57m, se feminino.

Além disso, o candidato com tatuagem definitiva, visível com o uso do uniforme de serviço de mangas curtas, foi considerado incapacitado para ingressar nas carreiras.

Os salários iniciais oferecidos na época foram de R$2.638,61 para soldados e de R$4.121,78 para oficiais. Esses valores podem ter sido reajustados ao longo dos anos.

Concurso Bombeiros CE (Foto: Divulgação)
Governador anuncia convocações de concurso Bombeiros CE
(Foto: Divulgação)

Ainda falando sobre o reforço na segurança pública, o governador falou sobre alguns investimentos ue estão sendo feitos no Estado do Ceará. 

"Dos bombeiros também. Nós estamos construindo uma sede nova, estamos construindo o maior centro integrado de segurança pública do Brasil, que vai reunir todos os órgãos da Segurança", disse.    

Bombeiros CE já tem expectativa de novo concurso 

Finalizando as últimos convocações, os Bombeiros do Ceará já tem expectativa para um novo concurso. É que, recentemente, foram abertos créditos suplementares para o Corpo de Bombeiros. Então há um indício de que um novo concurso pode estar a caminho.

A seleção do Corpo de Bombeiros cearense foi mencionada em uma abertura de crédito suplementar divulgada no Diário Oficial do Estado na edição de 16 de fevereiro.

De acordo com o documento, o governador Camilo Santana abriu esse crédito parar reforço de dotações orçamentárias consignadas ao orçamento vigente.

No decreto, o governador informa que realoca despesas da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) com vários fins de projetos e atividades futuras, entre elas, a realização de concurso no Corpo de Bombeiros do estado.

Além disso, no dia 13 de maio, foi dado o aval da Assembleia Legislativa  para duas Mensagens importantes que fazem referência à Segurança Pública - propostas essas encaminhadas pelo governador Camilo Santana para apreciação dos parlamentares. Elas fazem referências às quatro corporações.

"Muitos são os investimentos por parte do Estado na Segurança Pública, buscando, sobretudo, o bem-estar, a paz social e valorização dos profissionais. Já foi noticiado pelo Governo do Ceará a intenção de realizar, em data próxima, um novo concurso para nomeação de novos policiais, civis e militares, e peritos forenses", diz o governo do Ceará.

Ainda não estão confirmados, cargos, vagas e mais detalhes. Mas, é possível que a seleção ganhe força em breve - já que as demais já estão com preparativos bem avançados.

A Casa aprovou duas Mensagens importantes que fazem referência à Segurança Pública - propostas essas encaminhadas pelo governador Camilo Santana para apreciação dos parlamentares. Elas fazem referências às quatro corporações.

"Muitos são os investimentos por parte do Estado na Segurança Pública, buscando, sobretudo, o bem-estar, a paz social e valorização dos profissionais. Já foi noticiado pelo Governo do Ceará a intenção de realizar, em data próxima, um novo concurso para nomeação de novos policiais, civis e militares, e peritos forenses", diz o governo do Ceará.

Ainda não foram informados a quantidade de vagas e cargos que podem ser oferecidos. Assim como também não foi passado nenhum prazo para a saída deste edital. 

Ceará terá editais para Pefoce e Polícia Civil esta semana

A área de Segurança Pública está mesmo em alta do Estado do Ceará. No mesmo pronunciamento feito nesta segunda-feira, 17, o governador Camilo Santana também anunciou mais dois editais para esta semana.

De acordo com ele, serão publicados até sexta-feira, 21, os editais de concurso PC CE e concurso Pefoce. 

+ Concurso PC CE: edital com 500 vagas até sexta, 21, diz governador

O concurso PC CE terá 500 vagas, sendo: 

 
CargosVagas imediatasCadastro de reserva
Escrivão100200
Inspetor400800

 Comece agora os estudos para o concurso PC CE

Já para a Pefoce estão previstas 170 vagas imediatas, sendo: 

  • Perito criminal = 60 vagas;
  • Perito legista = 20 vagas;
  • Médico perito legista = 20 vagas; e 
  • Auxiliar de perícia = 70 vagas.

+ Concurso Pefoce: edital deve sair até sexta-feira, 21, diz governador 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...