Concurso TRF4: novo edital para juiz federal está em análise

Novo concurso TRF4 para juiz federal substituto está na pauta do Conselho de Administração no próximo dia 15 de dezembro. Entenda!

08/12/2021 10:30 | Atualizado: 13/12/2021 12:54

08/12/2021 10:30 | Atualizado: 13/12/2021 12:54

No próximo dia 15 de dezembro, a proposta de abertura do XVIII concurso para juiz federal substituto da 4ª Região estará na pauta da sessão do Conselho de Administração. Membros devem decidir sobre a abertura ou não da nova seleção.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com jurisdição nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, não realiza concurso para juiz desde 2016. A seleção perdeu a validade em agosto de 2019.

Conforme dados do portal da transparência do órgão , atualmente, o TRF4 dispõe de 13 cargos vagos de juiz substituto. A carreira tem como requisitos: Bacharelado em Direito e exercício mínimo de três anos de atividade jurídica.

Também é necessário ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo. A remuneração inicial é de R$32.004,65.

O tribunal tem o costume de realizar concursos regulares para juiz federal substituto. Por isso, a expectativa é que os membros do Conselho de Administração autorizem o provimento de novas vagas.

Fachada do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Conselho avalia realização de novo concurso TRF4 para
juiz federal substituto (Foto: Divulgação)

O último concurso TRF4 teve edital publicado em janeiro de 2016. A oferta foi de 22 vagas para juiz federal substituto, com reserva para pessoas com deficiência. O processo seletivo foi composto por cinco etapas:

1ª Etapa: Prova Objetiva Seletiva (Classificatória e Eliminatória) com 100 questões de múltipla escolha com cinco alternativas.

2ª Etapa: Provas Escritas, constituídas por uma prova discursiva, uma prova prática de sentença cível e uma prova prática de sentença criminal, todas de caráter eliminatório e classificatório.

3ª Etapa: Inscrição definitiva (eliminatória), composta das seguintes fases:

  • a) sindicância da vida pregressa e investigação social;

  • b) exame de sanidade física e mental;

  • c) exame psicotécnico.

4ª Etapa: Prova Oral (classificatória e eliminatória).

5ª Etapa: Avaliação de Títulos (Classificatória).

Concurso TRF4 juiz: confira como foram as últimas provas 

As últimas provas objetivas do concurso TRF4 para juiz substituto tiveram 100 questões distribuídas entre as seguintes disciplinas: 

  • Bloco I: Direito Constitucional, Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor (35 questões);
  • Bloco II: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial e Direito Financeiro e Tributário (35 questões);
  • Bloco III: Direito Administrativo, Direito Ambiental e Direito Internacional Público e Privado (30 questões).

O valor total da prova foi de dez pontos. Foi classificado para a próxima fase, o candidato que obteve o mínimo de 30% de acertos em cada bloco, além de 60% no total da prova.

Por sua vez, a segunda etapa do concurso foi composta de duas provas escritas, com possibilidade de consulta à legislação desacompanhada de anotação ou comentário, exposição de motivos, transcrições jurisprudenciais ou súmulas.

A primeira prova escrita cobrou seis questões dissertativas relacionadas a noções gerais de Direito e formação humanística e também a quaisquer pontos do programa.

Já nas provas escritas práticas do concurso TRF4, os candidatos tiveram que elaborar duas sentenças, uma cível e outra criminal (valendo até dez pontos cada).

A prova oral do concurso TRF4 2016 consistiu na arguição sobre pontos extraídos do conteúdo programático do edital. Com a antecedência mínima de 24 horas, foi sorteado um ponto para cada candidato, que se submeteu à banca examinadora.

Cada examinador dispôs de até 15 minutos para a arguição do participante, concedendo-lhe nota na escala de zero a dez. No decorrer da arguição, o concorrente pôde consultar códigos ou legislação esparsa não comentados ou anotados, a critério da Comissão de Concurso.

Por fim, na avaliação de títulos os concorrentes foram pontuados por atividades de caráter acadêmico e profissional.

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...