Regulamento traz detalhes do concurso TJ GO para área de apoio

Regulamento do novo concurso TJ GO para analista judiciário é publicado. Confira detalhes sobre a carreira, lotação, requisitos e provas!

17/05/2021 12:45 | Atualizado: 24/05/2021 11:12

17/05/2021 12:45 | Atualizado: 24/05/2021 11:12

O Tribunal de Justiça de Goiás publicou nesta segunda-feira, 17, o regulamento do novo concurso TJ GO para ingresso nas carreiras da área de apoio. O texto, disponível no Diário da Justiça Eletrônico, já prevê a oferta de vagas unificada e não mais distribuída por região.

No último dia 13 de maio, o presidente do tribunal, desembargador Carlos Alberto França, já tinha anunciado que seria gerado um cadastro unificado de servidores. Com isso, a chamada de aprovados no concurso será mediante a necessidade do órgão em cada localidade.

“A realidade do teletrabalho alterou bastante a questão, uma vez que a atuação antes dependia da presença física dos servidores na comarca. Além disso, sem a separação regional, é possível lotar servidores conforme forem apuradas demandas nas comarcas”, afirmou França.

O concurso terá validade de dois anos, a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada por mais dois. Durante esse período, o tribunal poderá convocar aprovados para preencher as vacâncias.

Haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros. A previsão é que a oferta do concurso TJ GO seja de 101 vagas de analista judiciário do 1º grau de jurisdição.

Sede do Tribunal de Justiça de Goiás
TJ GO prepara novo concurso para analistas judiciários, cargo de
nível superior (Foto: Divulgação)

O regulamento da seleção confirma os requisitos e áreas que serão contempladas. Veja:

  • Analista judiciário – Área de Apoio Judiciário e Administrativo: nível superior em qualquer área;
  • Analista judiciário – Área Especializada: nível superior em atividade profissional específica;
  • Analista judiciário – Área Judiciária e Oficial de Justiça Avaliador: nível superior em Direito.

O concurso TJ GO será composto por: provas objetivas e provas discursivas/estudo de caso, de caráter eliminatório e classificatório.

As alterações no regulamento constam na  Resolução nº 148, de 12 de maio de 2021  , que foi apresentada pelo presidente do tribunal na sessão do Órgão Especial de 12 de maio e aprovada pelo colegiado. 

Baixe o regulamento na íntegra:

Concurso TJ GO teve autorização em maio

No dia 3 de maio, a presidência do TJ GO autorizou os preparativos do novo concurso para analistas. Na época, estavam previstas 99 vagas imediatas para carreira.

Contudo, mais exonerações e aposentadorias aconteceram no curto espaço de tempo. O que elevou o quantitativo estimado para 101 oportunidades.

O Tribunal de Justiça de Goiás registra 195 cargos vagos na área de apoio. Desse total, 177 são de analistas judiciários. Como a oferta inicial do concurso será menor que a real necessidade, é provável que o órgão faça bom uso do cadastro de reserva com a chamada dos remanescentes.

O último concurso TJ GO para analistas judiciários foi realizado em 2014, cuja validade já foi expirada. O edital trouxe 474 vagas para analista judiciário, com exigência de nível superior em diferentes áreas.

Os salários, na época, chegaram a R$3.879,91. As chances foram distribuídas pelas 13 regiões judiciárias do estado.  

Com a organização da Fundação Getulio Vargas (FGV), os concorrentes foram submetidos a provas objetivas e discursivas. As questões foram sobre Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Geo-História de Goiás), Conhecimentos Específicos e Legislação Complementar.

A exceção foi para o cargo de analista área especializada, em que foram cobradas Noções de Direito Constitucional e de Direito Administrativo, ao invés de Legislação Complementar e de Conhecimentos Específicos. Os candidatos ainda tiveram que elaborar uma redação.

Inicie os estudos para o novo concurso TJ GO

Com a proximidade do novo concurso TJ GO, a recomendação é iniciar a preparação o quanto antes. Não espere o edital ser publicado para começar os estudos.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te auxiliar no caminho até a posse. 

Confira os cursos para carreiras de tribunais e comece já sua preparação!

O Tribunal de Justiça de Goiás já tem concurso aberto para juízes substitutos. A oferta é de 52 vagas imediatas mais cadastro de reserva para carreira. A remuneração inicial é de R$28.884,25.

Para se candidatar é preciso ter Bacharelado em Direito e, pelo menos, três anos de prática jurídica. Além de idade inferior a 65 anos na data da posse, idoneidade moral e não registrar antecedentes criminais.

As inscrições poderão ser feitas de 7 de junho a 12 de julho, pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...