Tree Diversidade lança Calendário 2021 com datas que fogem do padrão

Dias como o da Visibilidade das Pessoas Travestis e Trans, da Síndrome de Down, do Orgulho Gay, do Refugiado e do Combate à Discriminação Racial estão em destaque.

25/12/2020 10:00

25/12/2020 10:00

A Tree Diversidade, consultoria brasileira especializada em diversidade e inclusão, lançou recentemente um calendário virtual com datas comemorativas que não aparecessem no anuário tradicional. 

Entre as datas importantes destacadas no calendário estão dias como o da Visibilidade das Pessoas Travestis e Trans, da Síndrome de Down, do Orgulho Gay, do Refugiado e do Combate à Discriminação Racial. 

Mas, não é só isso. O material também traz alternativas para comemorar as datas de forma não estereotipada e sugere ações diferenciadas e que tragam visibilidade para determinados grupos. Clique aqui para ter acesso ao Calendário 2021 da Diversidade e Inclusão! 

Fazem parte da lista de atividades propostas sessões de filmes e documentários que abordam questões diversas, como a visibilidade trans, a importância da adoção do nome social, o debate e palestras sobre temáticas importantes como formações parentais, a igualdade de gênero ser estimulada de diferentes maneiras e muito mais.

"2020 se mostrou um ano especialmente disruptivo em diversas questões, a saúde sem dúvidas foi o assunto mais comentado. Mas vimos atrocidades acontecendo tanto no Brasil como no exterior, coisas que não podem mais ser admitidas. Queremos um 2021 mais humano, mais acolhedor, mais empático. Aliás, tolerância e inclusão devem ser praticadas todos os dias, não só nas empresas, mas em todas as esferas", sintetiza Leticia Rodrigues, sócia da Tree Diversidade.

O calendário é online, mas também pode ser impresso porque tem layout bastante semelhante aos convencionais. Além disso, tem o diferencial de trazer no verso das páginas algumas sugestões:

  • "Como Celebrar o Orgulho LGBTI+ no Meio Corporativo?"; 
  • "Como Lembrar do Dia da Família de todas as famílias, independentemente de sua formação/composição; 
  • "Ideias para fugir das lembranças óbvias no Dia da Mulher"; 
  • "Como promover a inclusão da Terceira Idade de verdade"; 
  • "Fazer a diferença cotidianamente e não só no Dia da Consciência Negra"; entre outras.

"Desejamos com essa iniciativa trazer ferramentas para que as organizações percebem que é possível fugir de estereótipos e lugares comuns para que as datas em destaque no nosso calendário passem, não somente a serem adotadas e valorizadas no calendário corporativo, como possam de fato ser momentos de contribuição efetiva para a que tenhamos uma cultura de inclusão sustentável", reforça Letícia.

 

Calendário Diversidade e Inclusão 2021
Calendário da Tree Diversidade traz alternativas para comemorar
as datas de forma não estereotipada (Foto: Freepik)


O que + você precisa saber:


Diversidade e Inclusão na agenda das organizações

O tema Diversidade e Inclusão tem ganhado espaço e cada vez mais faz parte da agenda das organizações. Muitas empresas estão reforçando o seu compromisso com essa questão e colocando em prática ações e políticas que impulsionem a diversidade.

Contudo, para obter sucesso é importante investir na estruturação do processo, começando com um diagnóstico aprofundado com a alta liderança e colaboradores(as), um censo de diversidade e inclusão para tirar uma "fotografia" da diversidade da empresa e entender como as pessoas se sentem, e por fim realizar um planejamento estratégico com definição de KPIs (Key Performance Indicator) e as ações efetivas para alcançar os objetivos.

Os KPIs são indicadores-chave de desempenho e já são utilizados na gestão de diversas áreas corporativas a fim de medir, de forma assertiva, o sucesso de um determinado processo, garantindo que os objetivos sejam alcançados. Como diz Peter Drucker, o pai da administração moderna: "o que pode ser medido pode ser melhorado". Por isto é tão importante ter métricas para avaliar a evolução das políticas de diversidade em uma empresa.

+ Continue lendo

Newsletter Folha+

 

Quer receber mais conteúdo como este?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, com dicas de Carreiras, vagas de empregose muito mais!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis