fbpx

10 dicas imperdíveis para o concurso PC RJ 2021

Você quer dicas para o concurso PC RJ 2021? Lembre-se que a previsão é até julho, então o concurso está próximo. Mas, você está pronto?

Segundo o professor Alexandre Prado, tudo corre conforme o esperado para que a banca organizadora seja anunciada no final do mês de junho.

Atualização: a contratação da banca Cebraspe foi cancelada

Prado destaca que a PC RJ não tem o hábito de fazer grandes mudanças no edital. Logo, você já deveria ter começado a estudar pelos editais e provas anteriores.

A professora Thaianne Moraes faz coro: deixar para estudar apenas quando a banca for divulgada tem as suas consequências.

Por isso, reunimos 10 dicas imperdíveis para o concurso PC RJ 2021 com o Especialista e a Delegada. Confira!

1# Treinar para as provas de máscara

Se em situações normais a prova já é cansativa, de máscara, então, tudo fica pior. Portanto, a dica dos professoras é já fazer os simulados de máscara, para se acostumar durante o período de estudos e não ter que lidar com mais um empecilho no dia.

Como muitos lugares ainda não estão funcionando presencialmente devido à pandemia, muitos cursos que realizavam simulados não estão o fazendo.

Nesse sentido, eles aconselham marcar o tempo em casa mesmo. O mesmo treino vale para o Teste de Aptidão Física (TAF).

2# Não esperar a escolha da banca para começar a estudar

Segundo a delegada, é inerente ao ser humano almejar algo que não pode ter. Principalmente porque a preparação para concurso público é uma etapa da vida que já gera uma ansiedade natural.

Aqui, no caso, ela é causada pela espera pela banca escolhida para o concurso PC RJ 2021. E na maior parte das vezes, o seu maior concorrente é você mesmo.

O conselho de Thaianne Moraes é procurar manter a calma e o foco nas informações que você já tem. Por exemplo, os materiais dos concursos anteriores, consultar os principais crimes investigados e quais são as delegacias especializadas.

Apesar de esperar para conferir qual o perfil da banca ser uma possibilidade, é uma escolha arriscada deixar para estudar tão em cima para um concurso tão concorrido.

3# Não considerar nunca ter tido contato com Direito uma desvantagem

Para Alexandre Prado, professor de Direito Administrativo, muitas vezes é mais vantajoso nunca ter tido contato com as disciplinas do Direito.

Tanto para o cargo de investigador quanto para inspetor é normal que o candidato tenha esse medo, visto que para o primeiro o requisito é ensino médio completo e para o segundo, superior em qualquer área.

Por outro lado, há a vantagem de não ter adquirido vícios desde a graduação. Nesse sentido, o futuro servidor pode encarar os estudos como uma lousa em branco e, assim, já preencher com os conhecimentos das disciplinas de acordo com o que é pedido para o concurso Polícia Civil RJ.

Em casos como esse, a dica para quem tem esse primeiro contato agora é procurar uma orientação dos conceitos, fazer a leitura da lei seca e praticar com bastantes exercícios. Também ajuda procurar as atualizações de jurisprudência.

turma bravo

4# Zerar os conteúdos do edital anterior

Apesar de muitos futuros servidores se perguntarem se terão novas disciplinas no concurso PC RJ 2021, Thaianne Moraes garante: não tem como haver mudanças bruscas se não houve alteração na legislação do estado.

Além disso, o perfil das provas da Polícia Civil do Rio de Janeiro é bastante tradicional, já estabelecido. Em vez de se questionar, a preocupação deve estar em estudar todos os conteúdos das provas anteriores. Eles já são muitos e com grande grau de detalhamento.

> Acesse o edital anterior e a prova anterior de inspetor

> Acesse o edital anterior e a prova anterior de investigador

Caso o futuro servidor esteja acima de 90% de acerto nas provas anteriores, o que é raro, aí sim pode ser uma boa pegar outras matérias e conteúdos. Por exemplo, Licitações e Contratos.

Todavia, é muito mais comum ir para a prova com a sensação de que ficou faltando estudar algo ou se aprofundar em algum tópico.

Tanto a delegada quanto o Especialista, afirmam que tem questões da prova em que passaram na época de concurseiro, que ainda se arrependem de não terem estudado mais ou mudado o gabarito no último minuto.

Outra dica importante é não ouvir pessoas que insistem que precisa acrescentar disciplinas que caíram em outras polícias civis. Aqui, o foco é na PC RJ.

5# Encarar a preparação para concursos como um trabalho

Estudar para passar significa profissionalizar os seus estudos. Por consequência, encarar a preparação como se fosse um segundo trabalho. Ou, no caso de quem só estuda, seu único trabalho.

Principalmente em casa, ainda mais no inverno, é normal sentir vontade de afrouxar na disciplina. Mas é aí que ela deve se manter mais firme.

Isso inclui deixar para estudar em horários do dia em que você sabe que é menos demandado. Por exemplo, de manhã bem cedo.

Para estudar para concurso com eficiência tem que tirar o romantismo de algumas coisas, afirma Thaianne Moraes.

Outra dica importante é fazer a preparação com material disponível e que você já tem, em vez de acumular materiais sem conseguir dar a devida atenção a nenhum.

dicas para o concurso PC RJ

6# Ter uma rotina

Alexandre Prado acrescenta que ter uma rotina e um bom planejamento ajudarão o futuro servidor a se manter mais produtivo. Estudar deve se tornar uma parte essencial do cotidiano, como escovar os dentes.

A delegada ainda complementa que é uma etapa difícil da vida, mas que vale a pena mirar no objetivo e pensar nos frutos que serão colhidos.

7# Se possível, fazer a prova para mais de um cargo

Como a Polícia Civil do Rio de Janeiro tem o hábito de marcar as provas para dias diferentes, é uma possibilidade fazer a prova para mais de um cargo, caso cumpra os requisitos.

Mas isso não significa dizer que a de investigador, que exige apenas ensino médio, será mais fácil. Muito pelo contrário. Como deverá ter mais concorrentes, Alexandre Prado crê que isso poderá torná-la até mesmo mais difícil de passar.

Para qualquer concurso, Prado acredita que as pessoas se dividem entre inscritos, candidatos e concorrentes. Desses, apenas 20% estão efetivamente preparados para o exame. Ainda assim, ele afirma: o seu maior concorrente é você mesmo.

> Acompanhe as notícias do concurso Polícia Civil RJ na Folha Dirigida

8# Não buscar ser o melhor do seu grupo, mas estar no grupo com os melhores

Você não precisa ser o melhor do seu grupo de amigos ou de pessoas que estão estudando com você. Em vez disso, preocupe-se em estar com aqueles que possam acrescentar algo positivo à sua preparação.

Isso significa buscar bons colegas, boas referências e bons materiais. Consequentemente, aprender com as pessoas a sua volta.

Caso perceba que estava em um grupo que te acrescentava mais do que o atual, volte para sua fonte anterior de conhecimento.

9# Não ver as respostas das questões antes de realizá-las

Um hábito de muitos futuros servidores é olhar o gabarito das questões antes de sentar para resolvê-las. Porém, “o errar faz parte do processo de aprendizagem”, explica Prado.

A princípio, é normal se sentir frustrado com os erros. Porém, a verdadeira motivação só virá depois que essa frustração for quebrada. “Você não tem motivação antes de começar a fazer alguma coisa”, ressalta.

10# Ter autoconhecimento

O autoconhecimento será fundamental para definir suas estratégias de preparação e para a hora da prova. Nesse sentido, é saber o que funciona melhor para você, que lhe dará as estratégias e ferramentas para dominar o conteúdo. Consequentemente, se sair bem no dia.

Prado lembra de uma aluna que ia fazer um concurso, mas não sabia nada de Direito Civil. Nos dias antes da prova, ela simplesmente decorou a legislação e gabaritou a prova.

Apesar de ela mesma considerar sorte, o Especialista vê como uma estratégia planejada que funcionou para a proposta da seleção que estava participando.

Curtiu as dicas para o concurso PC RJ 2021? Não deixe de se inscrever no Grupo de Desafios para inspetor e investigador!

turma bravo pcrj

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Ewerton disse:

    Bom dia ! Eu estou estudando meio que aleatório, para o concurso da PCRJ INVESTIGADOR , MAIS EU GOSTARIA DE MONTAR UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS BOM ; E QUANTO TÁ O CURSO PARA AUXILIAR DE NECRÓPSIA E DE INVESTIGADOR TBM PRETENDO FAZER OS DOIS ……

  2. William Oliveira da Silva. disse:

    Dicas muito boas,certamente ajudará bastante.

  3. JORGE LUIZ NETO FERREIRA disse:

    Sou de Nilópolis e estou morando no Rio Grande DO Norte há 3 anos . Periodo no qual estudando constantemente para o concurso da pc rj . Comprei minha passagem para o dia 04/10/21 . Pergunto ! Terei que antecipar essa passagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *