fbpx

Quem pode fazer concurso público?

Talvez você tenha chegado a esse post porque não aguenta mais ouvir falar que tem que fazer concurso público. Mas, afinal, você sabe quem pode fazer concurso público?

“Se eu passar vai mudar a minha vida”, “vou ganhar bem”, “não vou poder ser mandado embora”, são algumas das motivações de quem cogita essa possibilidade depois de entender o que é um concurso público.

Logo de cara, precisamos deixar claro que cada concurso tem sua regra específica. Em outras palavras, os seus requisitos. Essas regras vêm explicadas no edital, o que torna crucial a sua leitura caso você deseje participar de uma seleção.

Por isso, neste post, falaremos sobre quem pode fazer concurso público, levando em conta algumas especificidades. Confira!

Quem pode fazer concurso público?

Antes de tudo, precisamos explicar que existem cargos divididos por escolaridade: níveis fundamental, médio, técnico ou superior. A escolaridade mínima é sempre um requisito obrigatório e varia de cargo para cargo.

Há também concursos que exigem altura mínima, idade máxima, Carteira Nacional de Habilitação ou tempo de experiência em determinada atividade, por exemplo. Esses requisitos, entretanto, são cobrados em casos específicos.

Confira essas dicas para quem está começando a estudar para concurso público

Área de Segurança

Em relação a quem pode fazer o concurso público na área de Segurança, é importante levar em conta que concursos militares e das Forças Armadas impõem, em sua maioria, um limite de idade mínima e máxima.

Em alguns estados, as polícias militares só aceitam soldados com a idade máxima de 35 anos, podendo até mesmo exigir menos que isso.

As escolas militares especializadas na formação de oficiais ou de praças, como sargentos, também têm esse limite de idade.

É iniciante no mundo dos concursos? Conheça o Clube da Folha!

Requisitos obrigatórios

Também existem os requisitos obrigatórios, que são comuns a todos os concursos.

O primeiro requisito obrigatório é nacionalidade brasileira. É necessário ter nascido no Brasil ou, se tiver nascido em outro país, ter pai ou mãe brasileira registrados em repartição brasileira competente.

As pessoas que forem naturalizadas brasileiras também podem concorrer às vagas de concurso público.

Outros requisitos obrigatórios são ter idade mínima de dezoito anos. Ou seja, ser maior de idade e estar em dia com as obrigações eleitorais.

Também é necessário, no caso dos homens, estar quite também com as obrigações militares. Para isso, é preciso ter o certificado de reservista em dia.

Outra exigência que é comum a todos os concursos, com as exceções dos que têm como requisito uma idade máxima estabelecida no edital, é ter menos de 75 anos. Por lei, essa é a idade de aposentadoria compulsória.

Por fim, para ser aprovado e ter chance de ser nomeado, você precisa passar em todas as etapas do concurso público. Só assim se tornará um servidor público!

Agora que você já sabe quem pode fazer concurso público, conta pra gente aqui nos comentários qual o concurso você vai fazer!

E não deixe continuar acompanhando o Blog da Folha Cursos para mais dicas e informações importantes, beleza?

Clube da Folha

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *