Concurso Agepen MS: governo aumenta o número de vagas

Governo do Mato Grosso do Sul amplia número de vagas do concurso Agepen MS para área de Segurança e Custódia. Veja!

04/08/2021 18:06 | Atualizado: 09/08/2021 10:14

04/08/2021 18:06 | Atualizado: 09/08/2021 10:14

A ampliação do número de vagas do concurso Agepen MS (Agência Estadual de Administração Penitenciária do Mato Grosso do Sul) foi autorizada pelo governador Reinaldo Azambuja. De acordo com publicação no Diário Oficial desta quarta-feira, 4, ficam acrescidas cinco oportunidades.

Tais vagas são destinadas às áreas de segurança e custódia e devem ser preenchidas apenas por mulheres. As chamadas deverão observar a ordem de classificação do concurso, mediante aprovação em todas as fases.

As candidatas farão a matrícula no curso de formação penitenciária, cujo cronograma será determinado em edital específico. As convocações serão referentes ao concurso Agepen MS realizado entre 2015 e 2016. Inicialmente, a oferta foi de 438 chances para todo o estado.

A seleção abriu vagas para os setores de segurança e custódia; administração e finanças e assistência e perícia. Os profissionais já convocados foram distribuídos entre presídios estaduais de Campo Grande e do interior do Estado.

O governo não detalhou a lotação das servidoras para as vagas ampliadas.

Agentes penitenciárias de Mato Grosso do Sul
Governo amplia número de vagas do concurso Agepen MS
para mulheres (Foto: Divulgação/Agepen MS)

A remuneração inicial, na época que o edital foi publicado, era de R$2.940 mensais. Os valores poderiam chegar até R$6.997,20, pelas progressões na carreira.

Validade do concurso Agepen MS vai até 2022

Em função da pandemia da Covid-19, que impossibilitou a realização de novo processo seletivo, o governo do Mato Grosso do Sul prorrogou a validade do concurso Agepen MS para 2022.

Em agosto de 2020, uma solicitação foi encaminhada ao Governo do Estado, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) e Secretaria de Administração e Desburocratização de Mato Grosso do Sul (SAD) para suspender o prazo de validade do certame e evitar prejuízos aos candidatos em decorrência da pandemia.

O governador Reinaldo Azambuja atendeu a solicitação e nomeou os remanescentes da Agepen para atuação em presídios de Mato Grosso do Sul.

De abril de 2017 a 2020, foram nomeados 858 novos servidores penitenciários. O número é superior a oferta de vagas prevista na divulgação do edital, de 438.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse. 

Conheça os cursos e inicie seus estudos!

Concurso Agepen MS teve diferentes etapas

Realizado em 2016, o último concurso Agepen MS ofereceu cargos de nível superior. As chances foram para as áreas de Segurança e Custódia (307 vagas), Administração e Finanças (87) e Assistência e Perícia (44). A banca organizadora foi a Fapems.

Todos os concorrentes foram submetidos a provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. O exame teve 80 questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Conhecimentos de Legislação.

Para as áreas de Administração e Finanças e Assistência e Perícia também foram cobrados conteúdos de Conhecimentos Específicos. Além de Atualidades Brasileiras para a área de Segurança e Custódia.

Os habilitados passaram por outras seis fases: avaliação psicológica; exame de saúde, antropométrico e clínico; teste de aptidão física (TAF); prova de títulos; investigação social e curso de formação. 

No TAF, os participantes à área de Segurança e Custódia tiveram que realizar os seguintes exercícios:

  • Flexão em barra fixa (sexo masculino);
  • Sustentação na barra (feminino);
  • Abdominal tipo remador (ambos os sexos);
  • Corrida de 12 minutos (ambos), para a área de segurança e custódia.

Os demais passaram somente por um teste de corrida de 12 minutos. A etapa tinha caráter eliminatório.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...