Concurso Guarda de Osasco SP: prefeito confirma aumento no efetivo

Prefeito Rogério Lins anuncia aumento de 40% do efetivo da Guarda Municipal em 2022. O que será feito mediante novo concurso público!

22/11/2021 15:20 | Atualizado: 22/11/2021 17:36

22/11/2021 15:20 | Atualizado: 22/11/2021 17:36

O novo concurso para Guarda Municipal de Osasco está cada vez mais próximo. O prefeito Rogério Lins confirmou que, em 2022, o efetivo da corporação terá um aumento de 40%. 

“Assinei a ampliação do investimento em segurança pública em Osasco! 2022 aumentaremos em 40% nosso efetivo de Policiais Municipais e ampliaremos também nossas viaturas! Temos muito trabalho pela frente”, disse o prefeito em suas redes sociais

O aumento do efetivo será mediante o ingresso dos aprovados no novo concurso Guarda de Osasco SP. Como a ampliação está prevista para 2022, o edital não deve demorar a ser publicado. Uma vez que ainda há o prazo de inscrições e provas.  

O número total de vagas ainda não foi informado pela Prefeitura. Mas, a expectativa é que as oportunidades estejam distribuídas entre homens e mulheres.

Os preparativos para o concurso já estão em andamento. No último dia 1º de outubro, foi formada a comissão de fiscalização e acompanhamento para realização de estudos e planejamento da seleção. 

Guardas municipais de Osasco fazem fila para formação
Prefeitura de Osasco SP prepara novo concurso para Guarda 
Municipal (Foto: Divulgação)

Tal comissão é responsável por elaborar o edital, definir o número de vagas e participar do processo de escolha da banca organizadora.

Uma instituição será contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso, como provas objetivas. Depois da contratação da banca, o cronograma será definido em conjunto com a prefeitura.

O prefeito Rogério Lins já antecipou que a Prefeitura de Osasco planeja realizar sete concursos, com o total de cerca de 2 mil vagas, até o fim do ano.

Concurso Osasco SP: quais são os requisitos para Guarda Municipal?

A carreira de guarda civil municipal de Osasco, conforme a Lei Complementar nº 334, de 2017, tem os seguintes requisitos:

  • Ensino médio completo;
  • Idade mínima de 18 anos e máxima de 35 anos;
  • Altura mínima de 1,60m.

As remunerações atualizadas ainda não foram divulgadas. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sujeito a escalas de revezamento e plantões.

Os aprovados no concurso serão contratados pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade. Os guardas também têm direito a benefícios como vale-alimentação e auxílio-transporte.

A Guarda Civil Municipal de Osasco tem como atribuição atuar no policiamento preventivo e comunitário e na proteção dos bens, serviços e instalações do município. Para isso, a Guarda conta com o apoio de viaturas de pequeno e médio porte que realizam rondas diuturnamente em todo o território municipal.

Conforme editais anteriores, o concurso terá as etapas de prova objetiva; aptidão física, mental e psicológica; idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas perante o Poder Judiciário estadual, federal e distrital.

Os aprovados passarão também por um curso de formação profissional.

Último concurso Guarda de Osasco SP foi realizado há quatro anos

No ano de 2017, foi realizado o último concurso para ingresso na Guarda Civil Municipal de Osasco. No total, foram disponibilizadas 200 vagas, sendo 100 para homens e 100 para mulheres.

A Indepac foi a banca organizadora. A primeira etapa consistiu em uma prova objetiva com 40 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 20 de Conhecimentos Gerais e Atualidades.

Também foi exigido um teste de aptidão física (TAF) com os seguintes exercícios: flexão de braço (masculino) e apoio de frente (feminino); abdominal remador; avaliação de tiro de 50 metros; corrida de 12 minutos.

Os classificados foram convocados para fase de avaliação psicológica.

Além de Osasco, outras prefeituras e órgãos públicos pelo país organizam novos concursos. Por esse motivo, quem deseja ingressar no funcionalismo deve manter os estudos em dia. 

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...