Concurso SED MS: governador anuncia novo edital para professores

Governador Reinaldo Azambuja anuncia realização de novo concurso SED MS para professores efetivos. Veja os detalhes!

02/08/2021 17:28 | Atualizado: 06/08/2021 10:07

02/08/2021 17:28 | Atualizado: 06/08/2021 10:07

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, confirmou a realização de novo concurso para Secretaria de Educação (SED MS). A expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2021.

O anúncio foi realizado nesta segunda-feira, 2, durante a entrega da Escola Estadual Vespasiano Martins, que passou por reformas. Ao recepcionar os alunos no retorno às aulas presenciais, Azambuja detalhou os investimentos que têm sido feitos na Rede de Ensino .

Tais investimentos vão desde reformas em prédios à valorização dos servidores da Educação, entre professores e administrativos. O que inclui a abertura de concurso e aumento de salários da classe administrativa da educação.

“Agora em outubro, enviaremos projeto de lei à Assembleia Legislativa para valorização dos administrativos, vou publicar também um novo concurso para professores e continuar fazendo a reestruturação da Rede, com laboratórios de tecnologia, salas de ciência e reformas de prédios”, disse o governador.

O número de vagas, disciplinas contempladas, requisitos e salários ainda não foram revelados. O governador declarou que, além da reestruturação da rede de ensino, também investirá na qualificação continuada dos professores.

Governador Reinaldo Azambuja anuncia novo concurso para professores efetivos
Governador Reinaldo Azambuja anuncia novo concurso para
professores efetivos (Foto: Chico Ribeiro/ Governo MS)

Além das reformas nas estruturas das unidades escolares, como laboratórios de tecnologia e ciência. "Nós estamos com mais de R$289 milhões em investimentos nas escolas. Só nesse momento, mais de 132 unidades passam por reformas".

Deputado cobra novo concurso SED MS para efetivos

O deputado estadual Capitão Contar (PSL) protocolou, no dia 1º de junho, uma indicação para que o governo realize um concurso para efetivos na Educação Especial. O parlamentar pede que o governo e a Secretaria Estadual de Educação tomem providências para contratação de professores graduados na especialidade. 

Os últimos concursos SED MS para Educação Especial ocorreram há cerca de 30 anos, nos quais os editais foram publicados em 1989 e 1991.

A proposição do deputado conta com o apoio de profissionais da Educação Especial, que apontam a necessidade de novos professores efetivos na área para atender a crescente demanda no Estado e para não ter descontinuidade no trabalho educacional realizado. 

“É direito da pessoa com deficiência ter acesso a uma educação inclusiva e de qualidade em todos os níveis do aprendizado. Para isso, é necessário impor requisitos de formação consistentes para o melhor atendimento das necessidades específicas e educacionais de todos”, defende Contar.

Em Mato Grosso do Sul, quando da realização do censo IBGE/2010, havia 526.979 pessoas com deficiência, o que significa 21,50% da população do estado. Verifica-se, portanto, que o Brasil apresenta um elevado índice de pessoas com diferentes tipos de deficiência.

"A realização de concurso público para a contratação de profissionais especializados possibilita a construção de ações contínuas visando o aperfeiçoamento de estratégias que visam a diminuição de barreiras e a inclusão de pessoas com deficiência", finaliza o deputado.

Ainda não há informações se o novo concurso SED MS anunciado pelo governo nesta segunda, 2, contemplará a Educação Especial.

Comece seus estudos para o novo concurso da SED MS

Com o anúncio do novo concurso para Educação de Mato Grosso do Sul, os interessados devem intensificar o estudo para as provas.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Último concurso SED MS para efetivos foi em 2018

O último concurso Educação MS para efetivos ocorreu em outubro de 2018. Ao todo, foram abertas 1.500 vagas. 

No nível superior, foram disponibilizadas mil oportunidades para o cargo de professor, nas disciplinas de: Arte; Ciências da Natureza (Biologia); Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História.

Assim como Língua Estrangeira Moderna (Inglês); Língua Portuguesa/Literatura; Matemática; Química; e Sociologia.

Para a área de Apoio, foram 500 vagas nas funções de agente de merenda, agente de limpeza e assistente de atividades educacionais. Essa última carreira foi destinada a candidatos com nível médio completo, com ganhos de R$1.323,89, na época.

Com organização da Funrio, os concorrentes a professores passaram por prova objetiva, discursiva e de títulos. Eles tiveram que responder, na primeira fase, a perguntas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos e Metodológicos e Conhecimentos Específicos.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...