Novo concurso Ribeirão Preto SP pode oferecer até 207 vagas

Câmara aprova criação de 207 vagas para Secretaria de Educação, que devem ser ofertadas no novo concurso Ribeirão Preto SP. Confira!

A Câmara de Ribeirão Preto, em São Paulo, aprovou o Projeto de Lei Complementar 02/2022, que cria 207 cargos efetivos para professores. O texto ainda depende de sanção do prefeito Duarte Nogueira. 

Após a sanção, a estimativa é que as vagas sejam disponibilizadas em um novo concurso público. Os 207 cargos criados estão distribuídas da seguinte forma: 

  • 50 cargos de PEB I (Professor de Educação Básica I);
  • 40 cargos de PEB II;
  • 4 cargos PEB III - Arte;
  • 5 cargos PEB III - Ciências Físicas e Biológicas;
  • 8 cargos PEB III - Educação Física;
  • 3 cargos PEB III - Geografia;
  • 5 cargos PEB III - História;
  • 81 cargos PEB III - Inglês;
  • 8 cargos PEB III - Língua Portuguesa;
  • 3 cargos PEB III - Matemática.  

Em resposta ao portal “A Cidade On”, a Secretaria de Educação do município informou que o primeiro edital deve ser publicado em 2022 para professor de Educação Básica I. Ainda não há previsão de concurso para os demais cargos. 

Prefeitura de Ribeirão Preto SP
Prefeitura de Ribeirão Preto deve realiza novo concurso com 
até 207 vagas (Foto: Divulgação)

Sem os cargos efetivos criados, este ano, a Prefeitura de Ribeirão Preto já realizou um processo seletivo para contratação temporária de professores. 

Os selecionados foram para as funções de Professor de Educação Básica I, Educação Básica II e Educação Básica III, sendo este último para as áreas de habilitação específica: Arte, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Atendimento Educacional Especializado – AEE e Guia-Intérprete.

Foram realizadas provas objetivas, sob responsabilidade do Instituto Acess, contratado para organizar a seleção. 

Guarda de Ribeirão Preto SP também tem concurso previsto

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, também já confirmou a realização de um novo concurso para Guarda Civil Metropolitana. A oferta será para a contratação de 60 profissionais. 

Segundo o prefeito, os aprovados no concurso Guarda de Ribeirão Preto SP serão chamados de formas escalonadas: em turmas de 20 aprovados cada. 

“Com o novo concurso a se realizar, o quadro será ampliado em quase 30%. O concurso será realizado em três etapas, sendo que serão convocados 20 em cada uma delas. Vamos trazer sangue novo para aprender com nossos experientes guardas como se faz, cada vez melhor, o trabalho de segurança para nossa cidade”, disse.

A próxima etapa será a contratação da banca organizadora da seleção. Uma instituição será escolhida para receber as inscrições do concurso em seu site, viabilizar e aplicar as etapas, como provas objetivas. 

Ainda não foi revelado um prazo para a publicação do edital e aplicação das provas. Porém, a estimativa é que ocorram ainda em 2022. 

O último concurso para a Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto, em São Paulo, ocorreu em 2013. Na época, os requisitos para inscrição foram: 

  • Ensino médio completo;
  • Idade mínima de 18 anos;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em qualquer categoria. 

Os salários, na época, foram de R$1.295,37 para jornada de trabalho de 36 horas semanais. Em função do espaço de tempo, tais valores devem ter sido reajustados.